BLOG

GABRIEL CIRÍACO E A IDENTIDADE DE MARCA

sss

“Rapaz, você já está assim com essa identidade toda?” – Cláudia Leite

Gabriel Ciríaco surpreendeu os jurados e a plateia no programa The Voice Kids transmitido pela Globo no último domingo, dia 14/01.

Os jurados foram unânimes ao comentar sobre a identidade do jovem cantor. Por que essa identidade estava tão evidente? Por que chamou tanto a atenção? Por que rendeu tantos comentários e a disputa dos jurados pelo candidato?

Seria a sua voz? Sua aparência? A música escolhida? O ritmo dado à música? Na verdade, foi o conjunto de todos esses fatores. A voz e a aparência bastante singular, a música e o ritmo escolhidos também fora dos padrões usuais. E é claro, a personalidade do garoto, em perfeita sintonia com os demais elementos mencionados.

A identidade escancaradamente revelada garantiu o sucesso e, com certeza, um lugar ao sol. É raro, atualmente, encontrarmos pessoas tão jovens e com uma personalidade forte e segura como a do Gabriel.

As marcas, que lutam diuturnamente para conquistar um espaço no coração dos consumidores, deveriam observar os atributos do Gabriel e extraírem dali um importante aprendizado.

Começando pela harmonia de todo o conjunto – isso resulta em um posicionamento efetivo e confiável. A apresentação não trouxe elementos conflitantes e desconexos.

Muitas marcas cometem um grande pecado nesse aspecto. Não apresentam um posicionamento adequado. Sua comunicação não segue uma linha, um princípio, um padrão, uma harmonia. Cada dia aparece de uma forma para o mercado. E assim a credibilidade vai para o ralo.

No cenário atual, onde o relacionamento é fundamental para o sucesso de uma marca, a identidade é fator crucial. É impossível criar relacionamento com uma marca que tem problemas de identidade, que não assume um posicionamento assertivo e sustentável.

Você criaria relacionamento com uma pessoa que a cada dia se apresenta de uma forma diferente e não apresenta consistência em suas opiniões e pontos de vistas? Com certeza não! Isso é falta de identidade.

E de onde vem a identidade? Como ela é formada? A identidade nasce do propósito da marca e é formada pelos seus valores. Ou seja, uma marca sem propósito e sem valores definidos é uma marca sem identidade e está fadada ao fracasso.

Como diz o maior especialista em branding no Brasil, Jaime Troiano, o propósito é a alma da empresa. Empresa sem propósito é empresa sem alma.

E o Gabriel Ciríaco? Esse jovem tem um propósito firme e mostrou ter bons valores também. Daí a sua forte identidade e o grande potencial de sucesso. Dá-lhe Gabriel!

por Sanny Quintana

https://globoplay.globo.com/v/6421088/programa/

Voltar