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STORYTELLING: SABENDO USAR, DÁ UM RESULTADO FANTÁSTICO!

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Storytelling – ou contação de histórias, na língua portuguesa – é uma ferramenta que produz excelentes resultados na comunicação publicitária.

Ouvir histórias proporciona prazer para a maioria das pessoas. A explicação para este sentimento, segundo alguns pesquisadores, é a infância. Que criança não adora ouvir seus pais contarem histórias, antes de adormecer?

E esse sentimento parece nos acompanhar na vida adulta. Boas histórias cativam as pessoas.

No caso de empresas, o efeito é o mesmo. Empresas tem vida e fazem histórias. Registrar os momentos históricos e contá-los em tempos oportunos valoriza a empresa, mostra cuidado e zelo na conservação da sua cultura.

O storytelling aproxima as pessoas, aproxima a empresa do cliente. E ele tem mais confiança na marca cuja história ele conhece. É claro que tem que ser histórias positivas!

O recurso de contar histórias é tão importante, que muitas empresas tiveram a péssima ideia de “inventar histórias” para contar aos clientes. Lembram da marca de sorvetes Diletto?

As histórias precisam ser autênticas, verídicas e inspiradoras. A história do modelo Corolla da Toyota, no topo deste texto, é um exemplo interessante. E fica exposto no interior da concessionária em Curitiba, na filial do Jardim Social. Chama a atenção, desperta o saudosismo e fortalece a credibilidade da marca.

A Autoescola Silva – também em Curitiba – desperta a atenção de quem passa na frente da empresa. O fusca com a antiga logomarca da empresa e o slogan “Desde 1957 – Ensinando a ser Chofer” mostra a valorização da cultura empresarial e transmite um sentimento de muita simpatia pela marca.

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As pessoas guardam somente o que é importante para elas. Quando um empresário empenha esforços em registrar, fotografar e guardar elementos que fazem parte da história da empresa que constituíram, mostram o cuidado e o carinho que tem por ela.

Empresas sem histórias, são empresas sem vida. Independentemente da idade da sua empresa, registre os seus melhores momentos. Anote, fotografe! Construa uma história. Com certeza, chegará o dia em que você colherá frutos de maravilhosos sabores! Para você e para os seus ouvintes.

por Sanny Quintana

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