Blog

Posicionamento de marca é o mapa da mina

Muitos profissionais responsáveis pela área de comunicação dentro das empresas ainda não compreenderam a importância do posicionamento da marca.

Não entenderam ainda – e isso é muito ruim – que o posicionamento adotado funciona com o mapa do tesouro. E que tesouro é esse?

O tesouro é o coração do consumidor. Conquistar o coração do consumidor e criar uma relação de fidelidade com ele é o desejo de todas as marcas!

Mas sem um posicionamento definido e rigorosamente seguido isso não acontece! Imagina uma pessoa que convive com você e que muda de comportamento, de linguagem e de apresentação a todo o momento? Fica difícil entender o que ela quer, não é? E muito mais difícil entender o que ela é! Confiar nela é quase impossível!

Posicionamento é o fio da meada da comunicação. Tem que saber a que veio. Tem que mostrar quem é a empresa, a sua cultura, a sua filosofia, o seu modo de ser. Isso gera credibilidade, gera segurança e constrói laços!

E quando o posicionamento consegue ir além do que o mercado espera da marca, o potencial de sucesso fica muito maior!

Vamos para um exemplo? Pegamos um mais recente, que acabou de sair do forno e já mostrou o grande potencial de sucesso! Olha aí!

 

A marca Fuzyon é nova no mercado e ainda pouco conhecida. Comercializa acessórios usados na prática das artes marciais. Seu público, é claro, são os praticantes desse esporte.

A qualidade dos acessórios da marca Fuzyon foram sempre elogiados pelos seus usuários, no entanto, competir com as grandes marcas existentes no mercado é um grande desafio!

Quando assumimos a conta dessa nova e promissora empresa, focamos logo de cara no posicionamento da marca – é claro! Sem um mapa da mina, como chegar no tesouro?

A demanda por pesquisas foi intensa e as informações sobre o mercado bastante escassas. Depois do auge das artes marciais, no Brasil, no ano de 2012, muito pouco se falou sobre o esporte.

Mas, cavocando mais fundo e desbravando as fronteiras dos combates físicos, chegamos na filosofia que existe nos bastidores do tatame. Ali encontramos o posicionamento da marca Fuzyon – a mapa da mina para alcançarmos o coração dos praticantes de artes marciais.

No posicionamento adotado, muito preconceito foi desconstruído e o fator de conscientização para os benefícios da prática desse esporte conquistou de forma decisiva a simpatia do mercado.

Hoje a marca Fuzyon deixou de ser apenas uma marca que vende produtos de altíssima qualidade. Muito mais que isso, hoje a marca Fuzyon é percebida como uma grande força no incentivo à prática das artes marciais e à conscientização dos enormes benefícios que esse esporte proporciona aos seus praticantes.

O resultado já é notável! Na imagem, nas parcerias e, principalmente, nas vendas!

por Sanny Quintana

Compartilhar