E você já as ouviu falar, com certeza! E nem percebeu.
As logomarcas transmitem percepções, sensações, sentimentos.
Por essa razão, é preciso muito profissionalismo ao desenvolvê-las. É fundamental conhecer o público para o qual você quer vender, ter o propósito da marca bem definido e, ainda, estabelecer os seus principais atributos.
Sem essas informações não é possível desenvolver uma logomarca adequada e preparada para representar a empresa em sua comunicação publicitária.
Logomarca não deve ser somente um desenho bonito, um símbolo agradável. Ela precisa ter significado! E o seu significado deve estar em sintonia com o mercado.
Quando se inicia um empreendimento, acredita-se que ele será próspero e sobreviverá por muito tempo. E a logomarca estará sempre ali, todos os dias. Na fachada, no cartão de visitas, na assinatura de e-mail, no uniforme, na papelaria, na comunicação com os clientes.
Segundo Jaime Troiano, a maior autoridade no Brasil na área de branding, “as marcas são um conjunto organizado de percepções (cognitivo) e sentimentos (emocional), residentes no consumidor, que faz com que um determinado bem ou serviço seja mais do que simplesmente diferente de seus competidores”.
Muito além de um simples conjunto de fontes, ícones e cores, as marcas precisam se comunicar com o mercado. Elas não podem nascer do nada. Para concebê-las é preciso conhecimento, capacitação e habilidade criativa.
Não delegue a criação de sua logomarca para profissionais não habilitados para isso. Você pode economizar um pouco agora, mas sofrerá pelo resto da vida do seu empreendimento.
por Sanny Quintana