¨Somos criaturas visuais. Não evoluímos para a leitura, mas sim para a observação de imagens¨
Darren Bridger
Falar sobre a importância das imagens, principalmente na era das informações fartas e rasas, é desnecessário. As redes sociais comprovam a majestade delas, todos os dias.
Pesquisas recentes comprovam que elas têm o poder de nos seduzir a ler mensagens, facilitam a nossa compreensão e são mais capazes de viralizar um conteúdo.
E, para falar a verdade, nem precisa de pesquisa para comprovar tudo isso. A célebre frase ¨uma imagem vale mais que mil palavras¨ continua forte como nunca!
Imagens provocam reações instintivas e, muitas vezes, incontroláveis. Elas mexem com o nosso inconsciente, resgatam experiências, afloram emoções e orientam comportamentos.
No livro Neuromarketing, do autor Darren Bridger, podemos nos aprofundar nesse assunto, especialmente na área de neurodesign. Várias pesquisas, ali comentadas, mostram o quanto as imagens são eficazes na comunicação publicitária.
Profissionais com especialização em fotografia publicitária estão aptos a compor imagens que proporcionam forte impacto emocional, criando laços afetivos com marcas e produtos, gerando desejo de compra.
Na experiência de compra de um produto ou contratação de um serviço, a maioria das pessoas não empenham tempo e paciência suficientes para uma pesquisa mais profunda antes da decisão de compras. É uma das razões do sucesso de uma imagem bem produzida como fator decisivo na escolha de produtos e/ou serviços.
Caprichar na produção de imagens não é custo. É um investimento de alto retorno. Pense nisso!
por Sanny Quintana