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Identidade corporativa e visibilidade de marca

Muitas empresas pecam – e causam grandes estragos – quando não entendem a grande disparidade que existe entre ¨estar presente na mídia¨ e ¨estar bem apresentada na mídia¨.

Vamos dar um exemplo bem banal para esclarecer o assunto. Imagine uma pessoa que está em busca de um relacionamento afetivo. Ela começa a frequentar vários locais com o objetivo de encontrar essa pessoa que ela idealizou. Busca na internet, nos shoppings, nas baladas, nos bares, pelas ruas etc. No entanto, a sua presença não é atraente, não é agradável.

Pode ocorrer dela até conseguir atrair alguma atenção, mas não é o perfil que ela está buscando. Provavelmente a forma como ela está se apresentando, a forma como ela está se comportando, não está contribuindo para alcançar o seu objetivo. Pode até estar prejudicando! Todo o seu empenho em estar presente em diversos locais torna-se infrutífero, causando-lhe uma grande frustração.

Com as marcas é a mesma coisa. É imprescindível para a sobrevivência ser conhecida e para isso precisa ser vista. Quem vai comprar um produto ou um serviço sem saber que eles existem?

O problema é que se a imagem da marca não é boa, quanto mais ela aparece, mais prejuízo causa. Sabe aquela pessoa desagradável, que poucos conseguem estabelecer uma convivência com ela? Acontece o mesmo com marcas que não cuidam da sua imagem. Aparecem bastante, mas não conseguem atrair a atenção e o desejo dos seus possíveis consumidores.

Já nos deparamos com empresas que investiam altos valores em mídia e não atingiam suas metas e objetivos. Uma das razões – e a de maior relevância – é que a comunicação usada não tinha o poder de atrair, de engajar, de converter. O dinheiro investido em mídia foi jogado fora!

Aparecer com menos frequência, mas marcar presença de forma positiva. Este é o segredo das marcas que fazem sucesso. E elas se preocupam com o seu visual, com a sua identidade. Elas se empenham em transmitir sempre uma boa impressão, com um posicionamento firme e consistente.

Acompanhar a evolução do mercado também é fundamental. Marcas que estão há muito tempo no mercado precisam renovar o seu visual periodicamente. Dependendo do segmento de atuação a cada 3, 5 ou até, no máximo, 7 anos.

Recentemente fizemos a atualização da logomarca da ELEVARE, empresa que presta serviços na área de manutenção e modernização de elevadores. A logomarca antiga já não expressava adequadamente o posicionamento e os principais atributos da marca. E este fato acabava por não contribuir na prospecção de novos cientes.

Após estudos de mercado que identificaram o correto posicionamento da marca e, ainda, baseado nos seus principais atributos, foi desenvolvida uma nova logomarca. A nova identidade corporativa trouxe relevantes benefícios à empresa, inclusive como ferramenta de endomarketing.

Com uma apresentação adequada e usando de uma linguagem simples, objetiva e agradável, as marcas conquistam a atenção e a simpatia do mercado.

Tudo isso gera credibilidade e estabelece laços de fidelidade com os clientes. Cria relacionamento, engajamento e, é claro, incrementa a conversão – essencial para qualquer tipo de negócio!

por Sanny Quintana

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