É possível que você já tenha lido por aí o termo “persona” e que para traçar uma estratégia de marketing digital (ou de marketing mesmo) é preciso defini-la.
Pois bem, hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre persona!
O que é persona
Segundo o RD Station, persona é “a representação fictícia do seu cliente ideal.”
Para criar uma persona, devemos nos basear em dados reais sobre características demográficas e hábitos desse cliente. Quanto mais informações sobre ele, melhor!
Por isso, é bastante comum a descrição de uma persona contar uma historinha pessoal, incluir motivações, objetivos e preocupações.
Você pode estar se perguntando “mas isso não é público-alvo?” A seguir, a diferença entre os dois.
Persona x público-alvo
Enquanto a persona é uma visão detalhada do cliente, o público-alvo é mais genérico. Olha só:
Público-alvo: mulheres, 30-40 anos, moradoras de Curitiba, buscando crescimento profissional.
Persona: Juliana, 36 anos, solteira. É gestora de projetos em uma startup e é apaixonada pelo que faz, mas não se vê trabalhando no mesmo lugar a vida toda. Ela tem perfil analítico, comunicativo e gosta de aproveitar o seu tempo livre para assistir filmes biográficos e ler livros sobre sua área de atuação.
A diferença é notável. Quando descrevemos uma persona, conseguimos visualizar a pessoa com a qual estamos falando, encurtando a distância entre marca-consumidor.
Tipos de persona
Após entender melhor o conceito, precisamos diferenciar os tipos de persona e suas aplicações no mundo do marketing.
- Buyer persona: é a mais utilizada para analisar o comportamento do consumidor na sua jornada de compra.
- Audience persona: é criada para conhecer melhor o perfil de quem já acompanha a marca nas redes sociais. Com ela, você poderá entregar materiais mais relevantes para o seu público.
- Proto-persona: é a origem das demais personas. Ela não possui embasamento, é apenas uma projeção intuitiva de como a persona deverá ser.
- Brand persona: é a identidade da sua marca. Se ela fosse uma pessoa, como ela seria?
Como criar a sua persona?
Já sabemos o que é e quais os tipos de personas mais usados, mas como criar uma?
Siga estes 5 passos:
- Colete os dados de clientes;
- Faça perguntas a esses clientes;
- Analise os dados coletados;
- Estruture a persona;
- Compartilhe a persona com a equipe.
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