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Persona: o que é e por que é importante para o seu negócio?

É possível que você já tenha lido por aí o termo “persona” e que para traçar uma estratégia de marketing digital (ou de marketing mesmo) é preciso defini-la. 

Pois bem, hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre persona!

O que é persona

Segundo o RD Station, persona é “a representação fictícia do seu cliente ideal.”

Para criar uma persona, devemos nos basear em dados reais sobre características demográficas e hábitos desse cliente. Quanto mais informações sobre ele, melhor!

Por isso, é bastante comum a descrição de uma persona contar uma historinha pessoal, incluir motivações, objetivos e preocupações.

Você pode estar se perguntando “mas isso não é público-alvo?” A seguir, a diferença entre os dois.

Persona x público-alvo 

Enquanto a persona é uma visão detalhada do cliente, o público-alvo é mais genérico. Olha só:

Público-alvo: mulheres, 30-40 anos, moradoras de Curitiba, buscando crescimento profissional.

Persona: Juliana, 36 anos, solteira. É gestora de projetos em uma startup e é apaixonada pelo que faz, mas não se vê trabalhando no mesmo lugar a vida toda. Ela tem perfil analítico, comunicativo e gosta de aproveitar o seu tempo livre para assistir filmes biográficos e ler livros sobre sua área de atuação.

A diferença é notável. Quando descrevemos uma persona, conseguimos visualizar a pessoa com a qual estamos falando, encurtando a distância entre marca-consumidor.

Tipos de persona

 Após entender melhor o conceito, precisamos diferenciar os tipos de persona e suas aplicações no mundo do marketing.

  • Buyer persona: é a mais utilizada para analisar o comportamento do consumidor na sua jornada de compra.
  • Audience persona: é criada para conhecer melhor o perfil de quem já acompanha a marca nas redes sociais. Com ela, você poderá entregar materiais mais relevantes para o seu público.
  • Proto-persona: é a origem das demais personas. Ela não possui embasamento, é apenas uma projeção intuitiva de como a persona deverá ser.
  • Brand persona: é a identidade da sua marca. Se ela fosse uma pessoa, como ela seria? 

Como criar a sua persona?

Já sabemos o que é e quais os tipos de personas mais usados, mas como criar uma? 

Siga estes 5 passos:

  1. Colete os dados de clientes;
  2. Faça perguntas a esses clientes;
  3. Analise os dados coletados;
  4. Estruture a persona;
  5. Compartilhe a persona com a equipe.

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