É bem provável que você utilize alguma mídia social, não é mesmo? E se você não tem, alguém próximo de você está conectado nesse exato momento.
Hoje, o Brasil conta com mais de 120 milhões de usuários ativos na internet e 83% dessas pessoas acessam alguma mídia social diariamente. Essas mídias deixaram de ser apenas canais de entretenimento para se tornar canais de comunicação e vendas.
Agora reflita por um instante: se os seus consumidores utilizam as mídias sociais para pesquisar por produtos ou serviços que você oferece e a sua empresa não está nesses canais, qual a chance de sair perdendo para os concorrentes?
Pois é. Milhares de empresas já notaram a importância de se inserir nesse meio. Mas será que todas sabem aproveitar os benefícios desses gigantes das vendas? Confira as dicas que separamos para você:
Vá além com as mídias sociais!
Além de ser um grande canal de comunicação com os clientes, as mídias sociais fazem parte das estratégias de Marketing Digital para vender mais, melhorar o branding e conquistar novos públicos.
Além disso, é possível segmentar o público através desses canais, permitindo que a equipe entenda quais conteúdos deve criar e que tipo de linguagem eles precisam ter.
Entenda seu público
Ok, pessoal. Eu já tenho páginas e contas nas principais mídias sociais, mas será que eu realmente estou fazendo certo?
O primeiro passo é entender o seu público-alvo para poder criar conteúdos estratégicos para atingir esse público. Mas como descobrir quem é o meu público?
- Faça pesquisas sobre os hábitos e cotidiano do seu público: faixa etária, localização, interesses, hobbies, desejos, necessidades.
Crie conteúdos relevantes e autênticos
O que não falta são opções de marcas vendendo de tudo na internet. Por isso, sua marca não pode ser apenas mais uma nesse universo.
A produção do conteúdo para as mídias sociais inclui pensar nas imagens, texto, legendas, edição dos vídeos, enfim, tudo que envolve qualquer tipo de conteúdo a ser postado.
Além de querer vender os seus produtos ou serviços, pense diferente e compartilhe conteúdos realmente relevantes. Para ajudar, faça as seguintes perguntas:
- O meu conteúdo é compartilhável?
- Ele ajuda ou responde às dúvidas do meu público?
- Tem uma linguagem clara e um tom de voz próximo das pessoas?
- É interativo e transmite o que eu quero passar?
Não basta estar presente. É preciso criar conteúdo de valor para que você seja reconhecido.
Melhore seu relacionamento
Mais do que nunca as empresas têm chances de se relacionar de forma interativa e até mesmo divertida com os clientes.
As mídias sociais criam relacionamentos mais próximos e verdadeiros com os clientes, que se sentem mais acolhidos e importantes para a marca. Portanto, sempre esteja atento e responda às dúvidas e comentários que o consumidor deixa nas suas mídias sociais.
Analise os resultados
Hoje, a análise dos resultados atingidos nas mídias sociais é muito prática.
Canais como o Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn já contam com insights das melhores publicações, público-alvo, melhores horários de postagem, entre outras métricas que ajudam a analisar se as estratégias estão dando certo.
A análise de resultados vai permitir que você melhore ainda mais o relacionamento com os seus clientes, além de poupar gastos com estratégias pouco eficazes.
E aí, gostou? Seguindo essas dicas você está mais próximo de conquistar o sucesso! Acesse nossa aba “serviços” e descubra como podemos alavancar suas mídias sociais.