Se você quer vender um produto ou um serviço precisa que as pessoas saibam que eles existem e estão disponíveis para compra ou contratação.
Isso é elementar, meu caro Watson!
Uma curiosidade: Sherlock Holmes nunca usou esta frase, em nenhum dos seus 04 romances e 56 contos!
Voltando ao assunto: Entre um produto/serviço e um potencial consumidor é necessário que exista uma mensagem. E esta mensagem precisa de um caminho a ser percorrido, que chamamos de mídia.
O boca-a-boca sempre foi o campeão quando comparamos o custo com o benefício. E hoje temos o boca-a-boca digital, uma poderosa ferramenta de persuasão.
E cada dia que passa aumenta o tráfego nesse caminho. Muitas empresas lutam para levar suas mensagens ao mercado consumidor usando dessa mídia que já foi muito barata!
Sim, já foi. Hoje já não é tanto. E é claro que vai ficar cada dia mais concorrida, consolidando também aqui a lei da oferta e da procura. Muita gente na estrada, aumenta o pedágio!
Com este intenso trânsito na rodovia das mídias sociais, o que fazer para alcançar sucesso sem precisar fazer altos investimentos? É simples, mas não é fácil. Veja abaixo os 03 fatores de sucesso para percorrer com agilidade e chegar vitorioso ao destino traçado:
1) CONHECER A ESTRADA
2) TER UMA BOA IMAGEM
3) SABER CONVERSAR
Agora vamos falar, rapidamente, sobre cada um desses fatores:
Conhecer bem a estrada evita acidentes de percursos e perda de tempo. É preciso conhecer como funciona as engrenagens de cada mídia digital. As engrenagens do Facebook, do Instagram, do Linkedin, do Twitter, do WhatsApp e de outras mídias que existem e das que estão chegando por aí. Como funcionam os seus famosos algoritmos, que mudam constantemente!
Ter uma boa imagem chama atenção logo de cara. Atrai a atenção e desperta a simpatia. Isso é fundamental para seguir adiante. Veja bem, a imagem tem que ser agradável aos olhos, chamar a atenção (poder mental) e despertar a simpatia (poder emocional).
E, por último, saber conversar com o público – isso é conteúdo! A prosa tem que ser boa, tem que ser agradável, tem que construir relacionamento. E, para isso, é essencial conhecer o mercado, seus interesses, suas necessidades, suas dores.
Simples? Sim, mas não é fácil. Precisa de gente especializada, que conduz o veículo com destreza, agilidade, experiência e muita responsabilidade por essa maravilhosa rodovia!
por Sanny Quintana