Segundo a RD Station, “a Jornada de Compra é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra.”
Não apenas para quem trabalha com comunicação, mas também para você como consumidor é importante compreender todo esse processo e como ele nos afeta.
Hoje, nosso foco da nossa abordagem será o marketing digital.
Primeiramente, vamos falar sobre as etapas da Jornada de Compra:
Etapas da Jornada de Compra
Aprendizado e descoberta
Como o nome já diz, o consumidor está aprendendo sobre o seu produto ou serviço. É o primeiro contato, por isso deve focar em chamar a atenção dele, oferecendo um conteúdo interessante e pertinente para o momento.
Reconhecimento do problema
Aqui, o seu cliente começa a entender que ele tem um problema que precisa ser resolvido e a pensar na solução. Nesse estágio é interessante oferecer conteúdos motivadores.
Consideração da solução
Ele está pesquisando e comparando para encontrar a solução que mais se adeque a sua realidade. Nessa etapa, sua marca já está entre as alternativas dele.
É a sua oportunidade de apresentar o seu produto ou serviço da maneira mais atraente possível, relatando os benefícios oferecidos e como ele pode resolver a dor principal do consumidor.
Decisão de compra
É a hora da verdade! Após ter lido muitos conteúdos da sua marca e de concorrentes, o consumidor irá escolher a que mais lhe agradou. Para fazer com que ele escolha você, ofereça testes gratuitos, descontos especiais e cupons para que ele possa fazer a escolha certa: o seu produto/serviço.
Viu só como existem muitas etapas percorridas pelo seu cliente antes dele escolher a sua empresa? Por isso, uma estratégia de marketing digital é fundamental. Acesse o nosso site e saiba como podemos ajudá-lo!