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5 maiores tendências do marketing digital para 2022

Tudo aponta para um futuro de boas oportunidades. Vem aí novas tecnologias, pautas sociais e até um novo universo. Quer entender melhor do que estamos falando? Continue lendo!

 

1. Experiências híbridas

 

A retomada da vida fora das paredes de casa pós-pandemia e o receio de exagerar nesse retorno ao “normal” criaram espaço para experiências híbridas, atividades presenciais e remotas ao mesmo tempo.

Um levantamento da Deloitte mostrou que 75% dos executivos globais pretendem investir mais em experiências híbridas nos próximos anos.

 

2. A era sem cookies

 

Basicamente, quem sustenta o modelo gratuito de internet que temos hoje são os cookies.

Google, Facebook, YouTube e outras plataformas captam nossos dados e oferecem eles aos anunciantes.

Isso permite que as empresas conheçam melhor seus consumidores, segmentem e personalizem suas estratégias de marketing digital.

Após os escândalos como o Cambridge Analytica, as preocupações com a proteção de dados pessoais aumentaram exponencialmente.

Nesse cenário, surgiram as leis de proteção de dados pessoais, nova legislação que entrou em vigor em 2021 e exigiu uma enorme adaptação do mercado.

A partir de agora, os profissionais de marketing precisarão coletar dados diretamente com os usuários.

 

3. Crescimento do social commerce

 

As pessoas estão dispostas a comprar via redes sociais.

O Hootsuite e o We Are Social apontaram que mais de 50% das novas gerações já estão usando mais as redes sociais como mecanismo de busca.

Portanto, a integração do e-commerce tradicional com as redes é inevitável para quem quer se manter vivo no mercado das vendas online.

 

4. Diversidade e inclusão

 

Há algum tempo, pautas inclusivas vem ganhando forças em todos os setores da indústria.

Está cada vez mais comum vermos marcas, pequenas, médias e grandes, assumindo compromissos com as pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+!

Porém, os consumidores não querem apenas palavras. Eles querem ver se o que é falado nos anúncios se aplica nos bastidores das empresas — ou seja, se no quadro de funcionários têm pessoas de todas as orientações sexuais, identidades de gênero, etnias e crenças.

Se o marketing for apenas “para inglês ver”, a marca perde credibilidade.

 

5. Exploração do metaverso

 

Por fim, precisamos falar sobre ele: o metaverso. Muito se fala, se planeja e se espera desse novo espaço, mas pouco se sabe sobre a sua concretização.

Na prática, o metaverso é um universo virtual, que engloba realidade virtual e aumentada, inteligência artificial e a internet.

Como as marcas precisam estar onde as pessoas estão, será preciso começar a operar nesse novo universo.

Animado para essa nova era?

 

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